Mestre dos Magos quer incentivar que outras pessoas aceitem seus apelidos
Reprodução/Redes Sociais
O que começou como um apelido incômodo virou uma marca registrada e uma fonte de inspiração. Aos 69 anos, Ilson Ferreira da Silva, morador de Uberlândia (MG), abraçou o personagem 'Mestre dos Magos', do desenho animado Caverna do Dragão, e se tornou uma figura querida em eventos de cultura pop na região.
????Caverna do Dragão estreou em setembro de 1983 e virou um clássico da TV mundial. Inspirado no jogo de RPG Dungeons & Dragons, a série mostra seis jovens presos em um mundo mágico. Guiados pelo Mestre dos Magos, eles enfrentam perigos e o vilão Vingador.
A história do Ilson com o personagem icônico da TV começou em 2021 em meio aos cosplayers da Convenção de Cultura Pop de Uberlândia, a Catsu.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Ilson decidiu acompanhar a neta no evento geek. A condição? Ir fantasiado como o personagem cujo apelido o acompanhava desde a juventude. O resultado foi surpreendente: o cosplay fez sucesso imediato, rendeu o título de melhor caracterização do evento e viralizou em redes sociais e páginas internacionais.
De manto vermelho e um cabelo branco que se une com a barba em um penteado singular, Ilson, que já era conhecido como o personagem, então abandonou o nome de batismo para se tornar de vez o Mestre dos Magos de Uberlândia.
É em meio a risadas que o idoso contou ao g1 sua relação de muito amor com o apelido e caracterização. Disse que se lembra exatamente quando começou a ser chamado assim e, de início, não gostava. “Tem gente que coloca apelido nos outros para tirar sarro e a coisa só piora se você apelar”, comentou.
Foi assim que o Mestre dos Magos do cerrado mineiro decidiu selar a paz com o apelido. Ele tentava não se estressar, fingia que não ligava e, no fim das contas, realmente passou a não se importar.
Referência da cultura pop e para os cosplays
Quando o seo Ilson resolveu despretensiosamente acompanhar a neta Ananda de Mário Ferreira Mamede no evento de cultura pop, não imaginava o sucesso que o aguardava.
Ele foi considerado o melhor cosplay da Catsu 2021 e teve sua foto divulgada inclusive em convenções de cultura pop Brasil afora. De lá para cá, adotou o personagem e o apelido para si, tendo inclusive criado um bar que leva o nome ‘Caverna do Dragão’, localizado no Bairro Ipanema, no setor leste de Uberlândia.
“Hoje eu busco mostrar para pessoas a não se importarem com os apelidos que ganham, a pegar algo que talvez os machucasse e ver de outra forma”, comentou.
Leia também:
Freira que viralizou nas redes sociais relembra vida em cidade mineira: 'Amava ir ao shopping'
Beata italiana vai se tornar santa após Papa Francisco reconhecer milagre ocorrido no Brasil
Morre aos 71 anos em Uberlândia o dublador oficial do Mestre dos Magos
'Quem não é visto, não é lembrado'
Silva desafia o estereótipo de que a cultura pop é território exclusivo dos jovens. Mas, para isso, ele tem a convicção de que presença também é resistência. E faz questão de ser lembrado na cidade com mais de 700 mil habitantes.
Dessa forma, em um rolê pela maior cidade do Triângulo Mineiro, não é raro encontrar com o Mestre dosn Magos sempre pronto para uma foto, distribuindo frases de efeito e com o samba no pé reservado aos fins de semana no Clube Tangará ou nas partidas de vôlei do Praia Clube.
Ele também foi mascote consagrado durante o projeto Integração no Bairro, promovido pela TV Integração, afiliada Globo neste ano.
Mais do que vestir a fantasia, Ilson quer dar vida ao personagem que o acompanhou desde a juventude, agora com orgulho e propósito.
Inspirado pela recepção calorosa que teve em eventos geek, ele sonha em montar um grupo com toda a turma da Caverna do Dragão para animar encontros e mostrar que nunca é tarde para se reinventar. E, claro, sem se importar se será motivo de chacota ou não.
“Meu sonho agora é montar um grupo para animar eventos, quem sabe toda a turma do desenho, sem me importar se riem ou não. No fundo, muitos dão risada de mim por eu ser diferente e eu acabo rindo deles por serem todos iguais”, finalizou.
Ilson conta que de inicio não gostou de ser chamado de 'Mestre dos Magos' pelos amigos
Reprodução/Redes Sociais
????️De Uberlândia para a Caverna do Dragão
Não é de agora que Uberlândia tem uma história com o personagem Mestre dos Magos. Muito antes de Ilson, a cidade já estava relacionada com o desenho por causa do dublador do personagem, o radialista uberlandense Ionei Silva.
Ionei iniciou a carreira na Rádio Difusora de Uberlândia na década de 50 e, depois de pouco mais de 10 anos, foi trabalhar como dublador de desenhos animados em São Paulo. Trabalhou em estúdios como Herbert Richers, Pery Filmes e Delart.
Característico por sua voz anasalada, o comunicador dublou diversos personagens de desenhos, filmes, seriados e até novelas. Entre os principais trabalhos estão a dublagem oficial do Mestre dos Magos e do Tutubarão, uma série de desenho norte-americana sobre um tubarão bem atrapalhado. Também já dublou os Smurfs, o policial Tony Baretta, da série Baretta, e vários outros personagens.
Ionei Silva morreu aos 71 anos de idade, em 2013, depois de ficar internado por uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia. Na época, a família não autorizou a divulgação da causa da morte.
Ilson e a esposa Marizete
Reprodução/Arquivo pessoal
Morre aos 71 anos em Uberlândia o dublador oficial do Mestre dos Magos
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Publicada por: RBSYS